Foi inaugurada em Apúlia a primeira delegação da "Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar", no dia 13 de Março de 2010. Este evento contou com presença de várias entidades, nomeadamente, o ministro da agricultura e pescas, o secretário de estado da defesa nacional, o governador civil do distrito de Braga, o presidente da câmara de Vila do Conde e ainda o deputado da assembleia da república, Lúcio Ferreira.
A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar é uma associação sem fins lucrativos que tem por objecto a análise e a apresentação de medidas ligadas à segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida no mar. Esta associação pretende mais e melhores meios de salvamento marítimo.
As reivindicações começaram aquando do naufrágio do “Luz do Sameiro”, a embarcação de Caxinas, Vila do Conde, que naufragou ao largo da Nazaré, que há um ano e meio vitimou mortalmente seis dos sete tripulantes.
A direcção da associação fez chegar uma exposição ao ministro da Defesa. "Queremos dizer aos nossos homens do mar que estamos atentos às situações causadoras de insatisfação. Continuamos a pugnar por mais e melhores meios e equipamentos de segurança", disse José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.
Esta associação vai fornecer novos equipamentos de segurança aos pescadores associados assim como formação nos locais de trabalho.
Em termos de segurança esta associação quer ser a voz de todos os pescadores portugueses, sem interferir com as várias associações existentes, e pretende cinco delegações a nível nacional.
Esperemos que os pescadores fangueiros beneficiem da formação e equipamento fornecidos por esta associação, sediada aqui tão perto.
Sem comentários:
Enviar um comentário