O pinheiro-bravo (Pinus pinaster) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região da Europa e Mediterrâneo. É uma árvore média, alcançando entre 20 a 35 metros.
O tronco está coberto por uma casca espessa, rugosa, de cor castanho-avermelhada e profundamente fendida.
As suas folhas são folhas persistentes, em forma de agulhas agrupadas aos pares, com 10 a 25 centímetros de comprimento.
Tem floração monóica, ou seja as flores masculinas e femininas estão reunidas num mesmo pé. As suas flores masculina estão dispostas em inflorescências douradas, com forma de espiga, agrupadas lateralmente nos ramos longo do terço inferior dos raminhos novos; e as flores femininas estão dispostas em inflorescências terminais. A sua floração começa em Fevereiro e acaba em Março.
As pinhas ou cones, com entre 8 a 22 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura, simétricas ou quase simétricas, são castanhas claras e brilhantes quando maduras. Amadurecem no final doVerão do segundo ano e libertam numerosas sementes com uma asa, vulgarmente designada por pinhão.
Essência florestal de grande interesse económico foi abundantemente plantada pois proporciona uma grande produção de madeira, protege contra o vento, e devido ao seu enraizamento radical aprumado e profundo como fixador de dunas, além de permitir a recuperação de solospobres e erosionados.
A madeira, resinosa, clara, avermelhada ou castanho-avermelhado, com abundantes nós é durável, pesada e pouco flexível, então é utilizada em mobiliário, postes, cofragem, caixotaria, aglomerados, carpintaria, construção naval, combustível e celulose.
Extrai-se a resina, para ser usada na indústria de tintas, vernizes e aguarrás.
A casca do tronco é rica em tanino e é usada no curtimento de peles.
Actualmente, o Pinheiro representa cerca de 40% da área florestal, ou seja 1.300.000 hectares em todo o País, quer em povoamentos puros, quer em mistos dominantes.
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Pinus
Conheci O "Tino" através da MÚSICA(BEM,maior e supremo,da minha existência)e de um amigo Sérgio Moreira,ambos da Póvoa de Varzim.Tenho pelo Tino,uma amizade simples mas indescritível e que talvez se ajuste na medida do seu profissíonalismo,enquanto músico,coisa a que dedico todo o meu empenho,uma vez que não compreendo deixar algo pela metade,profissionalmente,falando.Grande Tino,se vires este sitio,saberás que sempre aguardo um contacto teu.Abraço.
ResponderEliminar