sexta-feira, 16 de abril de 2010

Senhor Bom Jesus de Fão


A devoção à Paixão de Cristo teve especial desenvolvimento após o concílio de Trento.
Há na diocese de Braga numerosas igrejas e templos dedicados ao Bom Jesus. Existem documentos que referem uma ermida no actual local no século XVII.
Entre 1710 e 1724 procedeu-se à construção do templo actual, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Fão.
É um edifício de cruz latina com abóbada de pedra. A fachada está decorada com um janelão de granito sobre um pórtico renascença.
No camarim da capela-mor encontra-se a imagem do Senhor Bom Jesus - o Senhor dos Passos. No transepto erguem-se o altar do Senhor da Agonia ou dos Aflitos e o altar de Nossa Senhora das Angústias.
A torre foi construida por volta de 1730 e mais tarde o rei D. Luis I concedeu Alvará Régio à Irmandade que teria sido fundada em 1711. Foi então colocado o escudo real e a igreja foi elevada à categoria de capela real. A imagem do Bom Jesus é muito antiga, tendo dado origem a uma curiosa lenda.
Junto do arco cruzeiro encontra-se um ex-voto, a vela de um navio, oferecida por marinheiros em cumprimento de uma promessa.
Por detrás da capela-mor há um corredor para facilitar a circulação dos romeiros e o acesso à Santa Imagem.
A parede do adro está guarnecida por pilastras encimadas por 32 grandes esferas de granito e, em frente à igreja numa ampla alameda, existe um coreto, o fontanário e o cruzeiro.
A principal festa realiza-se no Domingo de Pasacoela, tendo-se-lhe associado posteriormente, na 2ª-feira a Procissão do Senhor aos Enfermos.
Nestes dias acorrem ao Templo milhares de romeiros vindos de todo o concelho e doutras terras do norte, que não deixam de fazer a visita ao Senhor Bom Jesus.
As festas da Vila, associadas ao Bom Jesus de Fão, são uma das mais famosas romarias do concelho de Esposende.

Sem comentários:

Enviar um comentário